Democratização do acesso à cultura como estratégia de inclusão e desenvolvimento social
A cultura é uma poderosa ferramenta de educação e estímulo social, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento integral dos cidadãos. Ruth Cardoso define cultura como um conceito que envolve “um conjunto de valores, crenças, práticas, tradições, costumes, arte, linguagem e expressões que caracterizam um determinado grupo humano ou sociedade.” Quando valorizada e apoiada em sua pluralidade, a cultura abre caminho para a redução das desigualdades e para o enriquecimento pessoal e coletivo.
A desigualdade presente no acesso à cultura está atrelada a uma série de questões sociais, como questões de raça e territorialidade. Segundo dados do IPHAN (2010), um dos grandes fatores é a distribuição desigual do investimento em cultura, onde 70% das cidades do Estado do Rio Janeiro declaram possuir exposições de artes plásticas e 72,3% dos municípios brasileiros não apresentam nenhum tipo de exibição (IPHAN, 2010). Assim, apresentando uma concentração da oferta de cultura em regiões específicas do estado e do país, dificultando que moradores de outras regiões consumam esses serviços.
Diante deste cenário, o Instituto Chaya atua com o firme propósito de democratizar e descentralizar o acesso a atividades culturais, realizando projetos gratuitos de diferentes linguagens artísticas em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, atendendo regiões periféricas e valorizando a cultura popular presente em cada território onde atua.
Cultura é identidade, conexão com nossas raízes e com nossa história. Trabalhar com cultura é estar a todo momento fazendo novas descobertas, e o Instituto Chaya se orgulha de cada projeto e sonho que vem realizando.
“A cultura brasileira é um mosaico de vozes, cores e ritmos, uma miscigenação de heranças e experiências que se entrelaçam em uma teia complexa de identidades. É o pulsar de uma nação que carrega em si a marca de sua história, da resistência de seus povos e da riqueza de suas tradições.”
– Conceição Evaristo