Instituto Chaya promove aulas gratuitas de ginástica para a terceira idade

Cuidar da saúde é uma tarefa necessária para todas as idades, mas para os idosos em especial, pode trazer ainda mais benefícios. De acordo com o IBGE, através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), no Brasil,  59,7% dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) são sedentários ou insuficientemente ativos.

É por isso que o Instituto Chaya está empenhado em desenvolver iniciativas que beneficiem este grupo, a partir de aulas gratuitas de ginástica realizadas principalmente em locais com índices de vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, Cordovil, Pedra de Guaratiba e Padre Miguel.

A prática contínua de atividade física traz benefícios para o sistema cardiovascular, fortalecimento de ossos e músculos, equilíbrio, coordenação motora, combate a obesidade, aumento da qualidade do sono e da autoestima, assim contribuindo para a melhoria na qualidade de vida de quem pratica.

Além destes benefícios na saúde física, auxilia também na melhora da saúde mental. Junto aos remédios e tratamento psicológico, quando necessário, a prática ajuda no combate às doenças neurológicas e/ou psicossomáticas. A comunicação interpessoal também se desenvolve a partir da socialização e interação com outras pessoas da mesma faixa etária e de outras, beneficiando o bem-estar emocional e mental, já que a taxa de abandono e negligência de idosos é alta no Brasil, causando o sentimento de solidão.

Abaixo, veja o depoimento de alguns alunos sobre a mudança que os projetos do Instituto Chaya proporcionou na vida delas:

“Meu nome é Lurdes, eu faço parte desse projeto mais ou menos uns três meses e esse projeto tem mudado algumas áreas da minha vida, uma delas é a minha autoestima, mudou completamente. E depois que eu tenho alguns problema de saúde, como coluna, tenho problema nos meus pés, fascite plantar. E eu não queria fazer esse projeto por conta que eu achava que eu não tinha capacidade para isso. ” – Lurdes

“Olá, meu nome é Andreia e hoje estou aqui para agradecer que através do projeto Chaya e de todos os professores, hoje eu posso ter uma qualidade de vida. Através desse projeto eu pude melhorar a minha vida, diminui a quantidade de medicações que eu tomo. Sou portadora de fibromialgia e já não sinto mais as dores que eu sentia antes.” – Andreia

“Me chamo Ana Lídia, tenho 75 anos, depois que eu conheci esse projeto Chaya, minha vida mudou. Depois da pandemia eu fiquei com depressão, eu fiquei triste em casa, sem motivação pra nada, então quando começou esse projeto, algumas pessoas me falaram e eu me interessei, vim, comecei a praticar esporte, melhorei, não precisei mais de ir na psicóloga proque eu estou bem graças a Deus e graças ao projeto Chaya.” – Ana Lídia