O Instituto Chaya, em parceria com a Fundação Santa Cabrini, está lançando o projeto CAPACITA SOCIAL, que prevê a oferta de cursos de capacitação profissional de maneira gratuita para egressos do sistema prisional, sendo: Barbeiro, Informática, Design de Sobrancelha, Social Media, Pizzaiolo e Panificação. As aulas serão realizadas duas vezes por semana em quatro núcleos, nas Zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro (Del Castilho, Rocha Miranda, Engenho da Rainha e Recreio dos Bandeirantes).

Ao longo dos 10 meses de projeto, contaremos com a formação de em média 10 turmas de cada modalidade. Com curta duração, os cursos realizados na área da gastronomia terão duração de 1 mês; os cursos de Informática, Design de Sobrancelha e Social Media, 2 meses; e o curso de Barbeiro poderá ser concluído em 5 meses.


Atividades:

Barbeiro, Informática, Design de Sobrancelha, Social Media, Pizzaiolo e Panificação.


Público direto:
300


Núcleos:

Del Castilho – Barbeiro, Informática, Social Media e Design de Sobrancelhas.
Recreio dos Bandeirantes – Barbeiro, Informática, Social Media e Design de Sobrancelhas.
Rocha Miranda – Panificador e Pizzaiolo.
Engenho da Rainha – Panificador e Pizzaiolo.


Problema a ser resolvido:
Visando atender até 300 pessoas entre egressas e cumprimento de pena, o Capacita Social tem o objetivo de ressocializar este grupo, dando-lhes ferramentas para que possam se desenvolver e adquirir habilidades. A importância dos cursos de capacitação em diversos segmentos para pessoas em privação de liberdade está diretamente relacionada à sua reintegração social.

De acordo com pesquisas, cerca de 20% dos egressos voltam ao crime no período de um ano, por isso, a reintegração bem-sucedida é crucial para reduzir taxas de reincidência criminal e promover uma sociedade mais segura e justa.

São várias as dificuldades encontradas após a saída do regime fechado, e uma delas é a inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, a falta de oportunidades de emprego é frequentemente citada como um fator contribuinte para a reincidência criminal. Ao oferecer cursos de capacitação, o Instituto Chaya e a Fundação Santa Cabrini podem ajudar a quebrar esse ciclo, proporcionando alternativas construtivas para esses indivíduos.

“A missão do Instituto Chaya se concretiza na realização desse projeto, ao promover uma ação baseada na cidadania que inspire e transforme essas pessoas, em busca da conquista de uma vida digna.” – Marcello Di Blasi – Presidente do Instituto Chaya

“Nosso compromisso com a cidadania e dignidade humana se reflete em nosso incansável trabalho em prol da reinserção social. Acreditamos na oportunidade de uma segunda chance para todos, sem estigmas do passado. Este projeto é mais que uma iniciativa; é uma jornada de transformação para aqueles que buscam uma nova chance” – Alex Braz – Presidente da Fundação Santa Cabrini