O projeto visa oportunizar a geração de renda de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da capacitação e assistência comunitária de jovens e adultos. Assim, contribuindo para o desenvolvimento social com vistas a impulsionar a inserção desse público no mercado de trabalho, o projeto atua na implantação e desenvolvimento de programas de Inclusão Produtiva de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
O projeto realizará oficinas gratuitas de capacitação em 2 localidades no Município do Rio de Janeiro, sendo em Del Castilho e no Recreio dos Bandeirantes, na comunidade do Terreirão. As oficinas serão dividas entre os segmentos de teconologia, sendo: informática e social media; e beleza, sendo: barbeiro e design de sombrancelha, totalizando assim, 4 oficinas oferecidas.
Serão formadas 60 turmas formadas ao todo, estimando um total de 900 alunos beneficiados no geral.
Atividades:
Barbeiro, Informática, Design de Sobrancelha, Social Media.
Público direto:
900
Núcleos:
Del Castilho – Barbeiro, Informática, Social Media e Design de Sobrancelhas. (Av. Dom Helder Câmera, 3925, fundos, segundo piso, 1 e 2 – salas, Del Castilho, Rio de Janeiro, RJ. CEP 20911-291).
Recreio dos Bandeirantes – Barbeiro, Informática, Social Media e Design de Sobrancelhas. (Rua Hw Gleba Finch, 19 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ, 22795-585).
Problema a ser resolvido:
As dificuldades na formação dos cidadãos são desafios constantes que influenciam toda a sociedade, devido a desigualdade social e a falta de oportunidades, a discriminação e outros fatores. Estes acarretam, entre muitas situações, no desemprego e falta de renda, na violência e nos transtornos físicos e psicológicos. Diante deste cenário, as ações propostas contribuem diretamente para a transformação e melhoria das difíceis realidades e obstáculos enfrentados pelas famílias do Rio de Janeiro.
Espera-se alcançar a redução da exclusão social, descentralização e democratização do acesso a oportunidades de capacitação, estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do público atendido. Assim, oportunizando a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho e proporcionando um espaço de construção de redes de trabalho, o projeto contribui para uma melhor qualidade de vida mediante garantia de acesso a direitos sociais que impulsionem oportunidades a de geração de renda.
“A missão do Instituto Chaya se concretiza na realização desse projeto, ao promover uma ação baseada na cidadania que inspire e transforme essas pessoas, em busca da conquista de uma vida digna.” – Marcello Di Blasi – Presidente do Instituto Chaya